Plantas Comestíveis

Flores Comestíveis – Coloridas e Saborosas

Há um imenso número de Flores Comestíveis que podem fazer parte da alimentação.

Elas são adicionadas aos alimentos para fornecer sabor, aroma e cor.

Elas podem fazer parte de um prato principal, uma salada, decorando uma sobremesa e congelada em cubos de gelo flutuando em uma bebida.

Para melhor sabor, as flores devem ser frescas e colhidas no início do dia.

Muitas flores podem ser comidas inteiras, porém, flores murchas, desbotadas e botões, podem apresentar sabor desagradável. As hastes e estames da maioria das espécies, podem ser amargas.

Algumas flores, são seguras para comer apenas em pequenas quantidades, por exemplo: As flores de maçã (Malus spp.) contêm precursores de cianeto, o amor perfeito (Viola tricolor) contém saponinas, já as flores de Borragem (Borago officinalis) e Hemerocalis (Hemerocallis spp.) são diuréticas.

Algumas pessoas podem ter reações alérgicas a certos compostos incomuns das plantas.

As flores tóxicas são facilmente confundidas com flores comestíveis e espécies seguras e inseguras podem compartilhar um nome comum.

Não se deve consumir flores vendidas em floriculturas, de canteiros e locais desconhecidos, pois essas flores podem conter pesticidas.

Uma maneira segura de consumir flores comestíveis é cultivando em casa, assim terá certeza do que está comendo e poderá cuidar pessoalmente das flores. Não é preciso ter um espaço muito grande para isso e podem até mesmo ser plantadas em pequenos vasinhos na varanda.


Amor Perfeito – Viola x wittrockiana

Flor de sabor levemente adocicado. Indicada para decorar sopas, sobremesas e saladas. Podem ser cristalizadas ou congeladas em forminhas de gelo, para decorar drinques e refrescos.

Angélica – Polianthes tuberosa

Flor com sabor de alcaçuz. Indicada para saladas, omeletes e sopas.