ECO ESCOLA
INCLUSÃO SOCIAL
Em 2000 a Visafértil, preocupada com o bem-estar de seus funcionários construiu seis casas, nas dependências da empresa e contratou colaboradores analfabetos.
Após o término do curso, os alunos receberam certificado do 5º ano do Ensino Fundamental, aprovado pelo MEC/SP, gerando uma integração pessoal e social, junto a sociedade.
Objetivo: Gestão ética, através da integração social e cultural.
Missão: Alfabetização e valorização pessoal.
Valores: Consciência igualitária, responsabilidade e dever.
RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL E SOCIAL
Nascida do desejo de ensinar a ler e escrever a esses colaboradores, em 2003, a Eco Escola Visafértil foi fundada, e uma pedagoga foi contratada, elaborando uma metodologia inovadora, que além da alfabetização, integrava saúde, meio ambiente e cursos profissionalizantes através do cotidiano dos alunos.
Objetivo: Alfabetização, gerar a integração pessoal ao social, promover a autoestima e desenvolver condições para a continuidade de seus estudos.
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
A partir de 2004 a Eco Escola Visafértil, iniciou novos programas visando ação e a educação ambiental, relacionadas a um compromisso com as gerações presentes e futuras. Foram integradas palestras socioambientais, ações e ludicidade em nosso currículo, tendo como meta uma gestão contínua.
AÇÕES TRANSFORMADORAS
A Eco Escola Visafértil é um ícone em conscientização, ação e educação ambiental em todos os níveis educacionais, empresariais, institucionais e comunidade.
TÉCNICAS PEDAGÓGICAS
• Ações: hortas, plantio de árvores nativas e monitoramento
• Oficinas Pedagógicas Ambientais
• Seminários: O Valor do Futuro Verde
• Exposição Ecológica
• Aulas Teóricas e Práticas – Gestão de Resíduos Sólidos
• Adote Uma Nascente. Plante Árvores (Recuperação de Nascentes)
• Palestras teóricas e práticas
• Ludicidade através de dinâmicas, teatros, jogos, danças, poesias, músicas, etc.
• Fórum: Eco Escola Visafértil
• Trilhas naturais em áreas já recuperadas pelos programas da Eco Escola Visafértil
Eco Guia – Valoração da Coleta Seletiva
Ulisses Girardi lança livro em defesa da reciclagem.
Release: Mauro de Campos Adorno Filho (jornalista)
A coleta seletiva dos resíduos domésticos e sua transformação é a opção ideal e politicamente correta, em substituição aos aterros sanitários, operados na maioria dos municípios brasileiros. Essa constatação é apresentada, com riqueza de detalhes e com números de custos operacionais, resultando em viabilidade econômica, social e ecológica incontestáveis. O Eco Guia “VALORAÇÃO DA COLETA SELETIVA – A reciclagem é necessária e viável”, de autoria do empresário e ambientalista, Ulisses Girardi, lançado em Mogi Mirim, na quinta-feira, 9 de agosto de 2018.
Em sua obra, Ulisses faz uma comparação entre os dois sistemas – aterro e coleta seletiva, com produção de adubo orgânico – usando, nos dados comparativos, uma cidade fictícia de 100 mil habitantes e conclui que é altamente viável as prefeituras realizarem a coleta seletiva, e transformarem os resíduos em matéria prima para produção de novos produtos. “Os aterros sanitários, além de demandarem alto custo, agridem o meio ambiente e causam problemas de saúde à população”, diz o autor, defendendo a mudança do sistema.
Ulisses é profundo estudioso do tema, e agrega em seu currículo a experiência prática e diária adquirida nos longos dos anos, na produção de adubo orgânico, com matérias-primas renováveis, provenientes de indústrias e agroindústrias. Essa riqueza de conhecimentos está sendo levado Brasil afora, através de palestras e publicação de artigos em revistas voltadas ao meio ambiente, com o objetivo de conscientizar as autoridades para a implantação de uma efetiva e eficaz destinação dos resíduos domésticos.
Atualmente, em parceria com a estância de Socorro (SP), vem aplicando experimentalmente esse projeto com resíduos orgânicos domésticos, através de assessoria técnica e pedagógica. O referido projeto já apresenta resultados positivos e vem sendo utilizado na recuperação de áreas degradadas, em jardins e na adubação de uma horta municipal, além de enriquecer a merenda escolar com verduras e legumes fresquinhos e sadios. “Meu sonho é que os municípios brasileiros, a exemplo de Socorro, venham a implantar projetos similares, pois com isso resolveríamos o problema do lixo doméstico, protegendo o meio ambiente e criando centenas de empregos”, destaca Ulisses.
Para a implantação da coleta seletiva “há a necessidade da chamada ‘vontade política’, cabendo às autoridades legislativas junto com a população, cobrarem dos administradores públicos, a implantação do sistema”, diz Ulisses, mencionando que, inclusive, existe legislação determinando a eliminação dos lixões. “Nessa obra, contemplo dados levantados de diversas fontes, e concluo que a coleta seletiva, acompanhada da reciclagem, é viável dos pontos de vista econômico, social e ecológico, e espero a reflexão por parte dos brasileiros e principalmente das autoridades, pois desta forma estaremos garantindo uma vida melhor às futuras gerações”, conclui Girardi.
Preservação Ambiental
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL VISAFÉRTIL
Ulisses Girardi criou a Preservação Ambiental Visafértil, no município de Benedito Novo em Santa Catarina. O projeto atua na manutenção de áreas florestais da Mata Atlântica, na recuperação de áreas degradadas, no enriquecimento de florestas e na recuperação de nascentes.
PRESERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA
Localizado em Ribeirão Pinheiro – Benedito Novo/SC. As reservas da Mata Atlântica protegidas pelo projeto ambiental Visafértil tem como objetivo: Preservar os recursos hídricos, a biodiversidade, o fluxo gênico da fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem estar da população.
REGENERAÇÃO E RECUPERAÇÃO
DE ÁREAS DEGRADADAS
Localizado em Penca – Benedito Novo/SC. O projeto vem fazendo trabalhos de recuperação de áreas degradadas através do reflorestamento com espécies nativas. As áreas reflorestadas têm apresentado resultados animadores, nota-se a regeneração da biodiversidade.
RECUPERAÇÃO DE NASCENTES
Localizado em Ribeirão das Antas – Benedito Novo/SC. O reflorestamento de espécies nativas tem apresentado muitas peculiaridades, uma delas surpreendeu a todos, quando começou a brotar da terra água. Hoje são nascentes! Além das nascentes emerge um rico patrimônio biológico.